SED TANTUM DIC VERBUM...

...ET SANABITUR ANIMA MEA.

domingo, 7 de novembro de 2010

Sobre o programa "Painel"

Diário,


Ontem, once more, assisti televisão: creio que o programa sobre a Brigitte Bardot me fez esperar que houvesse, quem sabe, mais alguma coisa interessante no panorama da TV paga (no da TV chamada "aberta"eu tenho certeza de que não há NADA, e só com  alguma indicação confiável eu entraria lá. Não sem antes providenciar uma antena adequada, é claro - implemento que não possuo), que não fossem documentários sobre leões, cavalos marinhos, tubarões (um favorito dos produtores, por alguma razão que me escapa inteiramente: há DEZENAS deles, e o tubarão me parece um animal sumamente desinteressante, if there ever was one! Uma água-viva tem muito mais potencial!), ursos polares ou insetos peçonhentos, aos quais já assisti todos.


Fui devidamente recompensada pelo programa "Painel" - no qual William Waack, dois ex-embaixadores e um historiador da Unicamp conversavam sobre o panorama econômico mundial. Confesso que, quando tomei conhecimento da presença do historiador da Unicamp, quase troquei de canal - para sorte minha, os outros 153.432 canais restantes exibiam uma bagaça tão estúpida que voltei, e decidi encarar fosse o que fosse que viesse pela proa.


Entenda bem, querido diário: não é que o programa, a conversa EM SI tenha me trazido alguma "novidade": mas, de certa forma, me forneceu um tema para reflexão - como você sabe, uma Rainha Caolha DEVE, é óbvio, ENTENDER, ou pelo menos TENTAR ENTENDER,  como funciona a terra de cegos na qual vive. 


Nenhum participante disse bobagem alguma, caro diário: todos os comentários foram pertinentes, sensatos, e corretos. Eu GOSTEI disso! Eu APRECIEI muito! O que eu achei interessantíssimo, e por isto registro aqui  em você, foi o fato de que a análise correta dos fatos NÃO provocou uma conclusão igualmente correta! Na verdade, querido diário, a análise correta não provocou conclusão NENHUMA: os doutos participantes, que demonstraram ser perfeitamente capazes de enxergar com límpida clareza a situação mundial atual, não tiraram desta análise correta NENHUMA conclusão. A análise nasceu, viveu e morreu sem gerar XONGAS!


É unânime a opinião de que o que "há de novo" é o surgimento da China como potência econômica mundial - e, como acuradamente percebido,  esta China está passando rapidamente de potência econômica para potência política, ou seja: está impondo, paulatinamente, um paradigma que não se resume no "ganhar mais dinheiro", e sim inclui o chamado "soft power", que é um modelo COGNITIVO. 
UAU! Ponto para os argutos participantes do programa! 


Também foi igualmente muito bem notado que a China se ocupa em compor parcerias comerciais, mercados: e que o Brasil, ora vejam só, está com a habitual cara de tacho vendo esses mercados lhe escaparem por entre os dedos - e, a continuar assim, se verá reduzido a fornecedor de commodities para a China: "cumprindo um papel de celeiro", como muito bem disse um dos presentes, não me lembro agora exatamente qual. 


Tudo perfeitamente analisado, em suma: e, caro diário, daí nasce - como você certamente já notou - a minha PERPLEXIDADE! Cada vez mais percebo que o paradigma racional PERMITE A ANÁLISE - mas que é o acesso ao Grande Portal que permite a SÍNTESE,  a face que completa a cognição humana, e na verdade a torna "HUMANA"! 


De que adianta analisar perfeitamente, se daí não sairá NENHUMA conclusão, mesmo as mais ÓBVIAS?! Os doutos senhores, pelo visto, não conseguem entender que não se trata exatamente da China - e sim de um MODELO, o modelo que imporá uma Nova Ordem sobre toda a humanidade! 


Levou-se uma hora inteira a explicar minuciosa e corretamente o que é que está acontecendo: e não sobrou nem mesmo um minuto para que se pensasse POR QUE É que tudo isso está acontecendo, e a que tudo isso LEVARÁ! E diga-se de passagem que levará o mundo INTEIRO! 


Sim, caro diário: a China age como age, o Brasil age como age, cada um age como age - e os tais senhores não vão querer me dizer que pensam que é "por acaso"- ou será que vão?! 


Levaram uma hora inteira, diário, para mostrar que "DOIS"  representam  "DOIS", e que o sinal de "mais" representa uma "soma"- e, diante do meu pobre queixo caído, NÃO terminaram o processo, e não falaram do tal do "QUATRO"!  Oh, diário! Eu não lhes nego o conhecimento e a cultura, que faço questão de elogiar! Eu apenas quero deixar aqui o registro do meu abissal espanto diante desta súbita "PARADA", desta espantosa "inconclusão"dos senhores doutores frente a  uma tão clara evidência: o RESULTADO da equação, cuja simplicidade é extrema! 


Sob a égide obrigatória  do NOBLESSE OBLIGE, eu  lhe afirmo, querido diário: celeiro seremos, mas NÃO  "por acaso" -  NADA, como os senhores doutores parecem não saber,  acontece "por acaso"! 


Tal idéia é estúpida, e jamais existiu senão como expressão da estupidez humana: aquela cujo limite se perde, cada vez mais, na distância insondável.


Sua fiel,


Rainha



Nenhum comentário:

Postar um comentário