SED TANTUM DIC VERBUM...

...ET SANABITUR ANIMA MEA.

sábado, 30 de outubro de 2010

Quando as crianças se tornaram PESSOAS

Diário,


Odd Magne Bakke é dinamarquês, doutor em Teologia, especialista em História da Teologia e História da missão cristã.
Eu não o conhecia - até comprar, através daquele bagulhinho Kindle, da Amazon, o livro chamado "When Children Became People: The Birth Of Childhood in Early Christianity", de sua autoria. 


O livro é muito bom - e, mesmo sem ter ainda terminado de lê-lo  (por causa da minha participação voluntária na atual  bagaça eleitoral, como você sabe, e que eu deixei que virasse a minha vida de pernas pro ar), já me provocou muita reflexão.


A humanidade contemporânea realmente perdeu a noção do SIGNIFICADO do Cristianismo como  paradigma. As pessoas ignoram o que foi o mundo antes dele - e por isso ignoram o que será o mundo sem ele... O mais sublime e elevado modelo que a humanidade conheceu está sendo abandonado - e a perda fará sangrar o homem em TODOS os âmbitos da condição humana. Em cada uma das dimensões que verdadeiramente constituem essa condição, desde as mais extraordinariamente elevadas até as mais simples, que a maioria das pessoas "take for granted" - a FALTA do paradigma cristão anulará conceitos que hoje esta esmagadora maioria não sabe mais de onde vieram:  e portanto não os CREDITA ao Cristianismo, mesmo tendo sido ELE que os trouxe para a humanidade! 


O tamanho deste paradigma, sua importância, a monumental civilização que nele se fundamentou - tudo está sendo PERDIDO: e perdido sem que as pessoas nem sequer saibam, compreendam, o que é que está contido neste TUDO, que o Cristianismo ergueu como a maior defesa, o melhor caminho, a mais precioso MAPA que a humanidade jamais conheceu. Defesa, caminho, mapa - rasgados, jogados fora, vistos como "inúteis", como "dispensáveis"! 


Os imbecis do anti-Cristianismo - como o intolerável Genésio Boff e o insuportável "Frei Betto" - OUSAM falar em "humanismo"- como se a NEGAÇÃO do paradigma cristão pudesse se referir, pudesse ter como objetivo o homem, em sua plena condição! O "humanismo" deles é falso, opaco, a VILÍSSIMA moeda que compra o retrocesso aos tempos em que o destino humano não era conduzido sob o entendimento vertical da nossa integração com o Transcendente Criador. E nos quais, entre outras MILHARES de coisas mal-compreendidas, ou não-compreendidas de modo algum, as crianças nem sequer eram pessoas! TORPES inimigos, estúpidos e cínicos!


Fica aqui a minha gratidão ao teólogo dinamarquês pelo seu livro, que eu SONHO em que todos leiam - e cujo lindo título já expressa uma clara VERDADE: o conceito de  infância NASCEU COM O CRISTIANISMO. 
E este conceito estará perdido quando o Cristianismo terminar como paradigma.


Há mais coisas, diário: mas nem tudo se faz num dia só, e a porcaria da campanha me deixou um tanto "desconcentrada" e necessitada de descanso, confesso! Quero o sossego de fazer desenhos para os amigos, e recopiar receitas das minhas bisavós para inventar um livrinho que me consola imaginar que  possa ser útil para as minhas bisnetas - num hipotético futuro no qual, francamente, não gosto muito nem de PENSAR! São atividades bastante BALSÂMICAS, se você me entende... 


Sua um tanto desolada, mas sempre firme,


Rainha

Nenhum comentário:

Postar um comentário