SED TANTUM DIC VERBUM...

...ET SANABITUR ANIMA MEA.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Revelação

Diário,


Imagine que hoje, há poucas horas, no caminho para o moldureiro que me presta serviços há anos - estava eu ao volante do velho "possante", quando fechou o sinal em frente à Casa Itararé, antigamente famosa pelos seus salgadinhos enormes e seus importados variadíssimos (hoje já não sei como andam este tamanho e esta variedade, mas assim era). Distraidamente, eu pensava nos filés de excelente haddock que costumava comprar lá, quando - como o "raio fúlgido"do hino - me entra pela cabeça o seguinte pensamento: TODO O CONHECIMENTO HUMANO É REVELADO.


Levei um susto tão grande que meu pé escorregou da embreagem, diário amigo - e o "possante" deu um pinote pra frente e morreu!  Levei o próximo segundo inteirinho digerindo a revelação da revelação - e vi que era  verdade! A diferença entre mim e uma macaca que a esta mesma hora coça a barriga no alto de um pé de sapoti é meramente ESTA: eu tenho acesso à revelação, e ela NÃO! 


Não é à toa que o "segundo elemento" não será encontrado NUNCA, apesar dos ingentes esforços dos cientistas, mesmo dos cientistas quânticos: não se trata de uma "coisa", nem de um "sistema", nem de um "processo": trata-se do acesso a um portal! 


No longuíssimo espaço deste claríssimo segundo, diário, eu percebi por que vagamente me descontentava, até então, o uso do termo "bloqueio"- que eu aplicava, estupidamente, a algo que eu achava que era justamente uma "coisa", um "sistema"ou um "processo"- e me parecia  muito confusa, esta idéia de "bloquear uma coisa", "anular um paradigma"! Mas VEJA: em se tratando de um ACESSO, o acesso a um portal tão absolutamente fundamental, nenhum outro verbo é mais adequado do que "bloquear", e nenhuma outra explicação é tão satisfatória para o fato de que o bloqueio EMBURRECE o bloqueado! Pois se a INFORMAÇÃO revelada não é mais obtida, é óbvio que o indivíduo que fechou o acesso a ela emburrecerá, e emburrecerá de forma avassaladora.


A rigor, a humanidade deixa, velozmente, de compreender até o JÁ revelado: e mesmo este JÁ revelado se PERDERÁ! Quando o último humano bloquear o seu portal pessoal, o GRANDE PORTAL será finalmente FECHADO, e não mais existirá o CONHECIMENTO HUMANO, e portanto não mais haverá HUMANOS! A nossa humanidade, por conseguinte, vagueia segundo escolhas finitas entre dois pontos, entre o Transcendente que  TUDO DÁ  e nós mesmos que TUDO RECEBEMOS - numa série de percepções que entendemos como "o tempo que transcorre", sem saber que na verdade isto é uma interpretação - como qualquer outra - daquilo que recebemos como informação. 


Eu não sei se está sendo possível explicar a você, caro diário, exatamente o que eu  percebi neste tal "átimo de segundo", que se completou em si mesmo e fora do tempo "contabilizável": imagino que NÃO. 


Mas, de qualquer maneira, foi então que o sinal abriu,  eu religuei o "possante" e continuei o meu caminho para o moldureiro que me presta tão bons serviços - deixando para trás a Casa Itararé, onde se vendiam salgados enormes, importados variados, e um excelente filé de haddock.


Cada vez mais grata ao Transcendente que me  alimenta do Mistério, continuo sempre sua maravilhada,


Rainha

Nenhum comentário:

Postar um comentário